Conexões Tupy: o que são e para que servem?

Você já ouviu falar nas conexões Tupy? Elas são conhecidas como uma das mais utilizadas pelo mercado quando o assunto é união de tubulações. 

A Tupy se destaca por ser uma multinacional que produz produtos de alta complexidade em ferro fundido. Suas peças não deixam a desejar e se destacam pela qualidade, padronização e custo/benefício, como veremos a seguir.

As conexões são muito importantes nas tubulações residenciais, industriais e comerciais. No entanto, existem aquelas que acabam se destacando mais, principalmente se tratando de áreas específicas de atuação.

Por exemplo, elas são muito conhecidas e utilizadas quando o assunto é condução de gás, água, vapor, dentre outros fluidos.

Para que você conheça melhor estas conexões, quais os modelos disponíveis, suas aplicações, dentre outros assuntos, continue lendo este conteúdo até o final.

As conexões Tupy são feitas em ferro maleável e seguem algumas normas. Vamos conferir?

Quais as normas e modelos das conexões Tupy?

As conexões Tupy seguem algumas normas, que são: ABNT NBR 6943, ISO 49, EN 10242, ASME B 16.3, ASME B 16.39 e ABNT NBR 6925. Além delas, também existem as especificações Tupy.

Os modelos que iremos apresentar abaixo seguem todas as normas nacionais e internacionais. Confira!

As categorias de conexões mais conhecidas no mercado são: conexão Tupy BSP, conexão Tupy NPT classe 150 e conexão Tupy NPT classe 300, todas fabricadas em ferro maleável.

Onde utilizar as conexões Tupy?

As conexões Tupy são mais comuns na condução de água, óleos, gases, entre outros fluidos. A composição de sua matéria-prima possui elementos que não oxidam com tanta facilidade, não necessitando de revestimentos complexos.

No entanto, dependendo do ambiente, talvez seja necessário um revestimento externo para evitar que outras causas acabem gerando o desgaste dos tubos. Por exemplo, se a tubulação em área externa com alto grau de maresia, poderá oxidar mais facilmente e prejudicar as peças.

As conexões Tupy podem ser galvanizadas, tendo o mesmo material como base, porém a aplicação deste revestimento traz mais resistência ao material. Utiliza-se as conexões Tupy galvanizadas na condução de gasolina, água potável, refrigeração, dentre outros.

Além disso, você encontrará estas conexões em instalações elétricas, automobilísticas, ferroviárias e até mesmo em sistemas de irrigação.

Para realizar a compra dos produtos ideais para a sua necessidade, sempre busque informações antes com o vendedor e explique para que são os tubos e onde eles serão instalados. Dessa forma, você evitará comprar produtos errados.

Vantagens de usar conexões Tupy

As conexões Tupy possuem diversas vantagens no mercado, e iremos apresentar algumas delas para você conhecer.

Para começar, elas possuem alta qualidade que sempre atrai muitos compradores, assim como sua durabilidade.

Além dessas vantagens, ainda existe o benefício de serem produtos de fácil aplicação, ou seja, tornam este momento mais simples e fácil – acelerando o cronograma da obra e evitando retrabalho.

Conheça a Motta Soluções Tubulares

Você já conhece a Motta Soluções Tubulares? Nós atuamos desde 1987 no mercado de tubos, conexões, flanges e equipamentos de combate a incêndios. Destacamos pelo atendimento íntegro, técnico e respeitoso, visando o desenvolvimento de relações duradouras e prósperas com nossos clientes e fornecedores.

“Consolidada na distribuição de tubos de aço aos mais exigentes mercados nacionais, a Motta possui décadas de fornecimentos consistentes que conduzem fluidos e prosperidade aos quatro cantos do país, sempre com a qualidade como condição inegociável.”

Motta Soluções TubularesFicou interessado? Então acesse o nosso site e solicite um orçamento. Você poderá fazer tudo online, facilitando o seu trabalho e otimizando o tempo.