O que é tubo com costura? | Motta
Título do artigo em branco com foto em fundo azul representando tubos industriais com costura ou sem costura, sprinklers, válvulas, e flanges.

O que é tubo com costura?

Você já ouviu falar no tubo com costura? Muito usado nas mais diversas aplicações, o tubo com costura se diferencia do tubo sem costura pela soldagem que une o tubo de aço carbono em um formato cilíndrico.

Eles são úteis para tubulações de diversas áreas e possuem variações de configurações distintas para que a escolha seja feita de acordo com a necessidade. Além disso, possuem ótimas vantagens para as tubulações.

Quer saber mais sobre o tubo com costura, o que exatamente ele é e tudo sobre suas vantagens e diferenças? Então, continue lendo o conteúdo até o final para não perder nenhum detalhe importante. Vamos lá!

Para que serve o tubo com costura?

Primeiramente, o tubo com costura é um tubo de aço carbono feito a partir da soldagem de uma placa de metal que é dobrada em formato cilíndrico e, então, soldada para conformar o tubo. Assim, os tubos com costura estão disponíveis em diversos diâmetros, espessuras e tipos de aço.

Eles são úteis e fáceis de se encontrar, sendo comuns em tubulações internas e externas e, além disso, possuem uma boa durabilidade e oferecem facilidade na hora de realizar manutenções.

Onde utilizar o tubo com costura?

Existem várias áreas industriais que utilizam o tubo com costura, sendo muito indicado na maioria das ocasiões. Por exemplo, você poderá encontrar este tipo de tubo na construção civil, em sistemas de combate a incêndio, nas tubulações industriais e muito mais!

Por sua flexibilidade, ele consegue se adequar bem a aplicações onde tubulações com o tubo com costura for necessário.

No entanto, não se recomenda o tubo com costura para tubulações que exijam uma resistência maior à pressão, devido aos pontos de solda que unem o tubo.

Qual a diferença do tubo com costura e sem costura?

Você já deve ter visto tubos em que era perceptível a soldagem entre duas ou mais partes. Essa junção é justamente o que faz com que eles sejam conhecidos como tubos com costura.

Eles permitem que sua união também seja feita por solda, mas também podem ser roscados, biselados ou mesmo ranhurados por laminação para receber os acoplamentos grooved. Os tubos com costura podem ter diversos diâmetros, espessuras e comprimentos.

Costumam ter um ótimo custo/benefícios, o que faz com que sejam muito procurados e sejam bastante populares no mercado de tubos industriais.

Por outro lado, os tubos sem costura não recebem nenhum tipo de soldagem em chapas de metal. Por não possuírem nenhum tipo de perfuração ou ligação feita à base de soldagem, conduzem muito melhor gases e vapores que estão em alta pressão.

Ambos são tubos de aço, tendo apenas essas alterações em relação ao processo de fabricação como diferenças. 

Diferenciais, vantagens e certificações da Motta

Você já conhece a Motta? Consolidada na distribuição de tubos de aço aos mais exigentes mercados nacionais, a Motta Soluções Tubulares possui décadas de fornecimentos consistentes, sendo a maior distribuidora de tubos de aço no Brasil.

A Motta possui certificações necessárias para garantir a qualidade de seus produtos, sendo uma distribuidora da Tenaris (Siderca), Tuper e Apolo Tubos. Com isso, garante a melhor qualidade e custo/benefício para os empreendimentos nacionais.

Para conhecer mais sobre a empresa, seus valores, conferir as certificações e ter acesso ao melhor do mercado, é possível conversar com um dos especialistas no assunto por meio do WhatsApp.

Garanta qualidade e segurança para o seu negócio com os melhores tubos, conexões e flanges do mercado! Venha conhecer a Motta!