Para que serve um sprinkler? | Motta
Título do artigo em branco com foto em fundo azul representando tubos industriais com costura ou sem costura, sprinklers, válvulas, e flanges.

Para que serve um sprinkler?

Você sabe o que é um sprinkler? Esse item é muito comum em indústrias, edifícios corporativos, galpões logísticos, hotéis, shoppings, hospitais etc. Afinal, é um equipamento de segurança muito importante para proteger pessoas e ativos valiosos.

Mas você sabe para que realmente serve um sprinkler? Ele é como se fosse um chuveiro automático, acionado somente quando necessário – geralmente, quando há um aumento significativo de temperatura, indicando o início de um incêndio.

Eles podem ser instalados no teto (upright ou pendente) ou nas paredes (sidewall). Trata-se de uma medida protetiva essencial, mas não é obrigatório em todos os ambientes até então. Existem especificações de entidades, como o Corpo de Bombeiros, indicando quais locais são obrigatórios e/ou recomendados seu uso.

É importante verificar as exigências para cada caso e região do país. Afinal, a falta do cumprimento dessa legislação pode resultar em multas ou até o fechamento do local. 

Riscos envolvidos em um incêndio

Para que você entenda a importância do sprinkler nos ambientes exigidos pela legislação, é preciso conhecer os riscos que a falta dele pode causar para todos.

Um incêndio gera quatro riscos principais, que são os mais comuns que podem ocorrer. São eles: a falta de oxigênio no ambiente, altas temperaturas, fumaça excessiva e a emissão de gases altamente tóxicos. Sozinhos ou em conjunto, todos eles podem trazer muitos prejuízos para as pessoas no local e o risco de vida é alto.

Além disso, ativos altamente valiosos podem ser perdidos em decorrência de um incêndio, algo que pode inviabilizar a existência da empresa pelos severos prejuízos causados.

Preferência por sprinklers certificados

Existem muitos tipos de sprinklers disponíveis no mercado, o que pode acabar gerando confusão na hora de escolher bons produtos. Por isso, o ideal é sempre optar pelos sprinklers que são certificados e que seguem as normas exigidas. Para estes casos, as entidades mais respeitadas são a UL e a FM. Opte sempre por sprinkles que sejam listados pela Ul e aprovados pela FM.

Os sprinklers certificados e aprovados podem ser encontrados em distribuidoras confiáveis e que só oferecem produtos de alta qualidade, fabricados por empresas renomadas. A Motta Soluções Tubulares distribui sprinklers Tyco, referência mundial na fabricação de equipamentos para proteção contra incêndio.

Conheça os produtos de combate ao incêndio da Motta!

Você já conhece a Motta Soluções Tubulares? Ela atua em segmentos-chave da economia desde 1987, oferecendo um excelente serviço para diversas áreas de atuação.

“Por meio de uma gestão experiente, colaboradores engajados e capacitação constante para aprimoramentos técnicos e comportamentais, a Motta conta com equipes em alto nível para atender o mercado de forma ágil, correta e positiva, o que garante resultados expressivos e confiabilidade aos clientes.”

Atualmente, ela atende ao mercado de construção civil, indústria, mineração, siderurgia, óleo e gás, agronegócio, papel e celulose.

A Motta trabalha apenas com produtos certificados, o que irá garantir produtos dentro das normas exigidas, incluindo os sprinklers para combate a incêndio.

Portanto, se você deseja fazer negócio com uma empresa de confiança e de alta relevância no mercado, a Motta pode ser o que você procura. Conheça mais sobre seus produtos e faça o seu orçamento online.