Diferenças entre roscas NPT e BSP para tubos e conexões

Diferenças entre Roscas NPT e BSP para tubos e conexões

Quais as diferenças entre as roscas NPT e BSP? Para começar, podemos definir as roscas como filetes que estarão no entorno de uma determinada superfície. Elas possuem, como função principal, o encaixe perfeito de duas peças através do giro até o limite estipulado. São muito utilizadas em sistemas de tubulações e geralmente confundidas pelos profissionais técnicos na hora de diferenciar uma da outra.

Quando falamos das diferenças dessas roscas, temos algumas características que evolvem o modelo, anatomia, pressão, normas atendidas, entre outras. A seguir, vamos conferir mais informações sobre as roscas NPT e BSP, onde são aplicadas e, claro, quais suas principais diferenças.

Normas técnicas das Roscas NPT e BSP

As normas regulamentam componentes e equipamentos para resguardar a qualidade e a segurança da operação. Também ajudam a dimensioná-los, uma vez que medidas padronizadas facilitam a fabricação, instalação e manutenção da tubulação.

NPT é a sigla para National Pipe Thread Tapered. Ela é conhecida como a rosca padrão dos Estados Unidos para ser utilizada em tubos e conexões. A NPT é uma especificação direcionada exclusivamente às roscas, utilizada em peças que compreendem uma tubulação roscada (tubos, conexões e válvulas). Em relação às normas técnicas, as roscas NPT são definidas principalmente pelas normas ANSI B1.20.1 e NBR 12912.

BSP é a sigla para British Standard Pipe. É a norma mais comum utilizada no mundo, exceto nos Estados Unidos. Baseia-se no diâmetro nominal de um tubo. As roscas BSP são especificadas pelas normas ISO 7/1, NBR ISO 7.1, EN 10226, BS 21, BS EN 10226 e JIS B 0203. As roscas BSP são chamadas de roscas retas, por possuírem o mesmo diâmetro do começo até o final da rosca, isto é, se medirmos as extremidades, elas terão o mesmo tamanho.

Aplicações das roscas NPT e BSP

Começando pela rosca BSP, temos aqui uma opção que, anatomicamente falando, é paralela e possibilita o rosqueamento até o ponto final na peça a qual foi desenvolvida. A rosca NPT, costuma ser mais utilizada em conexões para tubulações no transporte de água e gás.

Em relação às suas aplicações, podemos classificar as roscas BSP mais comuns em instalações domiciliares, industriais e comerciais. É especificamente utilizada em tubos cujo diâmetro externo é compatível com a norma NBR 5580 (DIN 2440/2441).

Enquanto isso, as roscas NPT (que são consideradas mais robustas do que as BSP) poderão ser úteis para requisitos elevados, como altas pressões. As roscas NPT devem ser aplicadas apenas em tubos que contenham o diâmetro externo igual ao indicado pela norma NBR 5590 (ANSI B36.10).

Diferenças entre os dois tipos

Tanto a rosca NPT quanto a BSP possuem diferenças que, em suas respectivas aplicações, garantirão segurança e confiabilidade.

Existem dois tipos de rosqueamento: roscas internas e externas e roscas paralelas (BSP) e cônicas (NPT). Apesar de garantir uma instalação rápida e barata, as conexões roscadas podem ser difíceis de realizar manutenções pela dificuldade no manuseio e acesso, resultando em grande abertura para substituição.

Dentre as maiores diferenças entre as roscas NPT e BSP, temos algo que não envolve necessariamente a anatomia dessas roscas, mas sim a região onde elas são comumente usadas. 

Por exemplo, em áreas como Reino Unido, Europa, Ásia, Austrália, Nova Zelândia e África do Sul, é utilizada a rosca BSP. Enquanto isso, em regiões como Estados Unidos e Canadá, a rosca NPT é mais comum de ser utilizada.

A rosca BSP, por exemplo, no que se refere à anatomia, ao contrário da NPT, é paralela e pode ser rosqueada até o final da área desenvolvida durante sua instalação. Em contrapartida, a rosca NPT, também chamada rosca cônica, é mais usada em conexões para tubulações que transportam água e gás.

Vale ressaltar que não apenas as conexões precisam ter as roscas NPT ou BSP, mas também os tubos e válvulas onde serão instaladas. Tubos precisam ter em suas extremidades roscas NPT ou BSP para que possam unir de forma consistente e hermética todas as peças.

Onde encontrar Roscas NPT e BSP?

Na Motta Soluções Tubulares você encontra tubos e conexões com roscas NPT e BSP.

Temos aqui uma empresa que atua no setor de tubulações desde 1987, destacando-se pelo seu atendimento íntegro, técnico e respeitoso, visando o desenvolvimento de relações duradouras e prósperas a todos os envolvidos.

Encontre na Motta todos os materiais que precisa para tubulações roscadas. Leve facilidade, agilidade, confiabilidade e custo/benefícios ao seu projeto.

Compartilhe a postagem: