Você sabe quais são as diferenças entre sistemas automáticos e manuais de combate a incêndio? Este conhecimento é de grande utilidade para quem está em busca de segurança.
E falando em segurança, o combate a incêndio é algo que deve ser prioridade nos ambientes, para diversos setores, partindo de residências à complexas indústrias.
E para que a segurança seja garantida, existem dois métodos utilizados para proteger patrimônios e as pessoas presentes: sistemas automáticos e sistemas manuais para supressão de incêndio.
Cada um deles conta com suas próprias características, por isso, vamos conhecer mais sobre cada um deles.
Funcionamento dos sistemas automáticos
Os sistemas automáticos para combate a incêndio são implementados com o intuito de realizar a detecção de qualquer início de incêndio e combatê-lo o mais rápido possível de forma automática.
Para isso, normalmente, esses sistemas são compostos por dispositivos de detecção, que estarão conectados diretamente a um painel de controle central e ao sistema de supressão de incêndio, como sprinklers e válvulas de controle.
Assim que o início de um incêndio é detectado, poderá ser acionado o sistema de alarme automaticamente e, considerando outros fatores técnicos do ambiente, como aumento de temperatura acima do normal, serão ativados os demais os mecanismos de combate, como, por exemplo, os sprinklers.
Detecção e acionamento automático
A partir dessa detecção e acionamento sendo feitos de forma automáticas, é possível obter uma resposta muito mais rápida ao incêndio, contribuindo para que os prejuízos sejam menores e que ninguém saia ferido do local.
Eles ainda podem ser integrados junto aos sistemas de alarme, que irão avisar os ocupantes sobre o sinistro e ajudarão para uma evacuação mais rápida e segura.
Tipos de sistemas automáticos
Há uma variedade de sistemas automáticos disponíveis no mercado, permitindo que haja muito mais segurança nos ambientes fechados e de grande porte. Cada um deles irá atender necessidades específicas nestes momentos.
Por exemplo, temos os sprinklers que irão ajudar a diminuir o incêndio ou até mesmo impedir seu início após ser acionado por conta da temperatura. Também existem os sistemas de supressão de incêndio por gás, sistemas de neblina de água, sistemas de espuma, dentre outros.
Vantagens dos sistemas automáticos
Podemos listar uma série de vantagens dos sistemas automáticos para a segurança em casos de incêndio. Por exemplo:
Detecção rápida
Por ser uma tecnologia automática, ela acionará imediatamente quando algo estiver errado. Assim, não é preciso intervenção humana, permitindo que todos saiam do local com segurança e em tempo.
Prontidão constante
Por ser um sistema automático, ele estará sempre preparado para ser acionado quando necessário, estando alerta 24h por dia, 7 dias por semana. Assim, caso ocorra algo à noite, por exemplo, o fogo não se espalhará tão facilmente até que os bombeiros cheguem ao local.
Redução de danos
Por ter uma resposta mais ágil, evita que o fogo se espalhe e comece a destruir tudo à sua volta ou até mesmo que prejudique pessoas presentes no ambiente.
Segurança para as pessoas no local
E, o mais importante, é uma opção que fornece muito mais segurança para todos os indivíduos presentes no local onde o incêndio ocorrer.
Funcionamento dos sistemas manuais
Já os sistemas manuais de combate a incêndio funcionam, como o nome já sugere, de forma manual. Ou seja, para que ele funcione é preciso que uma pessoa acione-o.
Para seu funcionamento, esses sistemas manuais contam com equipamentos específicos, por exemplo, extintores de incêndio, hidrantes, mangueiras, dentre outros. E, para agilizar a ação, eles são colocados em pontos estratégicos de um prédio, galpão, indústria etc., garantindo que estejam fáceis para serem acionados.
Acionamento manual
Para os sistemas manuais, é necessário realizar o acionamento manual, como vimos acima, e, para isso, primeiro é preciso que alguém perceba que está se iniciando um incêndio e busque os equipamentos para os acionar.
Essa pessoa poderá utilizar um extintor ou até mesmo chamar os bombeiros para utilizarem a mangueira e o hidrante, em casos de incêndios maiores.
Técnicas e equipamentos utilizados
Nos sistemas manuais, é necessário que as pessoas recebam um treinamento sobre o assunto para que possam realizar as manobras certas quando necessário.
Existem ainda outros equipamentos que podem ser úteis, como um machado para quebrar alguma porta e abrir passagem para sair do local. Portanto, ter treinamento é fundamental.
Vantagens dos sistemas manuais
Para finalizar, listamos aqui algumas das vantagens que os sistemas manuais podem fornecer em casos de incêndios:
- Possibilita maior flexibilidade;
- Ajuda no controle direto;
- Possui um custo inicial baixo;
- É fácil de realizar a manutenção destes equipamentos.
A Motta distribui sistemas automáticos para combate a incêndio, possuindo em seu portfólio equipamentos listados pela UL e aprovados pela FM, o que garantem tecnologia, garantia e segurança de maneira confiável e precisa para resguardar ativos e salvar vidas, em caso onde as chamas podem ser devastadoras.