Você conhece os principais modelos de conexões tubulares? Existe uma variedade no mercado e podemos avaliar a qualidade e relevância a partir das escolhas que são feitas no momento da especificação do material. Por isso, vamos conhecer os principais modelos de conexões tubulares disponíveis, desde suas características até a forma que são utilizadas. Confira!
Conexões tubulares: para que servem
Conexões tubulares, como o nome já diz, é um item que irá realizar a conexão entre dois ou mais tubos, assim como também realizam a ligação com outros itens importantes que existem em um sistema de tubulação, garantindo o direcionamento do sistema conforme orientação do projeto.
O papel dessas conexões é muito importante, afinal, elas irão garantir segurança para que os tubos transportem fluidos de forma plena e sem riscos para as pessoas e o ambiente.
Conexões ponta lisa em aço carbono
As conexões de ponta lisa em aço carbono são conexões preparadas para que sua união seja realizada por meio da solda, ou seja, sem o preparo em sua extremidade para rosca, flange, ranhura ou outro tipo de junção.
Geralmente, esse tipo de conexão é feito com aço carbono, principalmente por ser um material resistente, durável e com bom custo/benefício, além de sua capacidade de aguentar altas temperaturas e pressão.
A utilização dessa conexão ponta lisa se dá a partir da solda diretamente nos tubos, o que irá garantir que ela se mantenha rígida e sem riscos de vazamentos.
Conexões forjadas para altas pressões
Já as conexões forjadas para altas pressões, são utilizadas no transporte de fluidos conduzidos em alta pressão. Isso só é possível graças à grande resistência que este produto possui para suportar cargas intensas.
A fabricação dessas conexões forjadas é feita através do processo de forja, onde será feito o molde do metal despejado sob alta temperatura e pressão. O material utilizado para essas conexões são resistentes em diversos aspectos, por isso, são indicados para aguentar altas pressões.
Conexões Tupy (BSP e NPT)
Enquanto isso, as conexões Tupy são aquelas mais comuns na área industrial, atuando em diversos tipos de aplicações nas tubulações destes ambientes. Aqui, estamos falando de uma excelente empresa nacional que é reconhecida por fabricar conexões em ferro fundido nodular, muito conhecido como um produto de boa resistência e durabilidade.
E é possível encontrar as conexões Tupy no mercado em dois modelos diferentes, que são o BSP e o NPT. A conexão BSP (British Standard Pipe) possui um formato cônico em sua rosca. Já a conexão NPT (National Pipe Thread), que também é uma rosca cônica, é um modelo já para a América do Norte e outras áreas próximas.
A diferença entre elas está na inclinação da rosca. Enquanto a BSP possui uma inclinação de 55º, a NPT conta com uma inclinação de 60º.
Conexões grooved
Para finalizar, temos as conexões grooved, que são aquelas conexões que contam com ranhuras em suas extremidades. É um produto que oferece maior praticidade na hora de unir os tubos por meio dos acoplamentos grooved.
Para que essa conexão grooved seja instalada, é importante que o tubo de aço utilizado também contenha as ranhuras para encaixe do acoplamento.
Conclusão
Você já conhecia todas essas opções de conexões tubulares disponíveis? Cada uma delas pode contribuir para uma situação específica, e sempre visando garantir a segurança no transporte de fluidos.
Mas, não basta escolher a conexão certa para os tubos de aço, é preciso se certificar de que se trata de um produto de qualidade e que siga as normas técnicas e contenha todos os certificados necessários de segurança.
Dessa forma, você consegue evitar acidentes e contar com um produto que irá durar por longos anos. Para isso, o importante é procurar por uma empresa especializada no assunto, que seja referência e tenha tudo que é necessário para garantir a sua segurança e a de seus empreendimentos.