Como escolher a válvula de governo e alarme adequada para seu projeto

A escolha da válvula de governo e alarme é uma tarefa de grande importância, que exige cautela. Afinal, ela é uma das grandes responsáveis pela garantia de segurança, desempenho e eficiência para todo o sistema de combate a incêndio.

Cada projeto possui suas próprias características, o que também faz necessário contar com uma escolha pensada para esses detalhes, entre tantas demandas e pré-requisitos.

E nessa busca, a escolha da válvula de governo e alarme ideal é fundamental para que o sistema obtenha êxito em sua operação.

Por isso, a seguir, vamos conferir o que considerar no momento dessa escolha.

Avalie as necessidades do seu projeto

Conhecer as necessidades do seu projeto é passo inicial para entender o que será preciso em cada etapa. Avaliar essas necessidades é imprescindível para a escolha da válvula certa.

Entre os fatores essenciais, não podemos deixar de destacar dois deles, que são a demanda de fluxo e pressão e a integração com sistemas de combate a incêndios. Vamos entender cada um deles.

Demanda de fluxo e pressão

A demanda de fluxo e pressão do sistema está entre os principais pontos a serem considerados para determinar qual será o diâmetro e o tipo da válvula escolhida.

Essa avaliação é fundamental, pois você poderá compreender quais são os requisitos de fluxo de água ao longo de todo sistema, assim como da pressão que será necessária.

Sistema de combate a incêndio

O sistema de combate a incêndio é um pré-requisito, uma vez que a válvula de governo e alarme se volta para essa finalidade. É importante garantir que ela seja eficiente, caso ocorra uma emergência no local.

Nesses sistemas, a válvula de governo e alarme é uma das peças chaves para garantir que ele funcione.

Por isso, conheça todos os protocolos de segurança, assim como as normas, para conseguir escolher a válvula certa.

Conheça as peças que compões uma válvula de governo e alarme

Após a avaliação do seu projeto, chegou o momento de analisar os componentes que compõem as válvulas de governo e alarme. Cada um conta com características, para trabalhar de forma integrada. São eles:

Válvula de alarme

A válvula de alarme será responsável por controlar o fluxo da água para que ela seja liberada e utilizada no combate ao incêndio.

Assim que é ativada, ela acionará o alarme, que alertará a todos sobre a emergência de incêndio.

Câmara de retardo

A câmara de retardo é responsável por desacelerar o fluxo de água nos sistemas de combate a incêndio, o que irá proporcionar maior controle, e de maneira mais suave, para evitar que ocorram picos de pressão que possam acabar prejudicando ao invés de auxiliar.

Comando setorial

O comando setorial irá permitir que ocorra um controle seletivo das válvulas presentes em diferentes áreas de todo o sistema.

Ele será útil para ajudar no direcionamento do fluxo de água, levando para as áreas que necessitam dela. Contar com um comando setorial é crucial, principalmente por ser flexível e confiável.

Motor de alarme

E, temos também o motor de alarme, que aciona quando a válvula é ativada. Deles gera um alerta sonoro, permitindo que todos entendam que é uma situação de risco.

É importante que o motor de alarme seja de alta potência sonora, para chegar em uma amplitude considerável de receptividade.

Verifique as especificações de desempenho e confiabilidade do fabricante

Antes de escolher a válvula de governo e alarme, será preciso verificar as especificações de desempenho e confiabilidade do fabricante, afinal, estamos falando de um item de segurança que não pode falhar no momento da ação.

Nisso, estão incluídas informações detalhadas sobre como é o desempenho da válvula de governo e alarme, assim como sua capacidade de fluxo, a classificação de pressão e sua confiabilidade.

O ideal é buscar por fabricantes que contenham boas avaliações no mercado e que possuam certificações pertinentes, como UL e FM.

Consulte as normas e certificações aplicáveis

Por fim, não se esqueça de consultar as normas e certificações aplicáveis. Elas existem para garantir a segurança de todos, mostrando que os produtos são de alta qualidade e que os fornecedores se preocupam com o desempenho e performance do equipamento em casos de incêndio. As válvulas de governo e alarme listadas pela UL e aprovadas pela FM são as mais confiáveis do mercado, sendo a Tyco o um fabricante mundialmente respeitado, cujos produtos a Motta Soluções Tubulares distribui. 

Compartilhe a postagem: