Motta - Válvulas de Governo e Alarme - Erros Comuns

Erros comuns na utilização de válvulas de governo e alarme

As válvulas de governo e alarme estão presentes em sistemas de proteção contra incêndio por sprinklers, possuindo um papel fundamental na segurança de vidas e patrimônios.

Elas são responsáveis pelo controle e por alertar as pessoas em casos de incêndios.

Mas, apesar de serem excelentes nessas tarefas, sua eficiência pode ser comprometida por conta de erros comuns na utilização.

A seguir, vamos entender quais são esses erros, a importância de realizar procedimentos corretamente e muito mais. Confira!

Falha na instalação adequada

Para que a válvula de governo e alarme funcione corretamente, é preciso que seja feita a instalação correta. Sem isso, o funcionamento poderá ser comprometido e gerar danos.

Mesmo sabendo disso, um dos principais erros está na falha em seguir as instruções recomendadas pelo fabricante.

Consequências de uma instalação incorreta

Uma instalação incorreta pode gerar sérias consequências, afinal, corre o risco de não funcionar em um momento de necessidade ou não ser tão eficiente como se deve.

Entre os problemas mais comuns, temos:

Vazamentos

Os vazamentos podem ocorrer por conta de uma conexão incorreta, o que acaba gerando uma redução na pressão da água e dessa forma comprometendo a eficiência de todo o sistema de sprinklers.

Alarmes falsos

Com uma instalação incorreta, ainda pode haver o risco de disparar alarmes falsos e gerar interrupções e pânico sem necessidade. Além disso, é algo que pode acabar gerando custos desnecessários.

Falha na ativação do sistema

Pode ocorrer também falha na ativação do sistema por conta de uma instalação incorreta, ou seja, gerando o risco de não liberar a água em um momento de emergência.

Negligência na manutenção regular

A manutenção regular é fundamental para garantir o bom desempenho ao longo do tempo de qualquer equipamento, e para as válvulas de governo e alarme não é diferente.

A importância das inspeções e manutenções periódicas para evitar falhas

Por meio das inspeções e manutenções periódicas, é possível evitar falhas ao detectar o problema antes dele se tornar um risco de fato.

Se houver negligência neste cuidado periódico, pode haver o acúmulo de detritos, por exemplo, que irá impedir o bom funcionamento da válvula.

A corrosão também acaba não sendo detectada e, dessa forma, compromete a integridade estrutural da válvula de governo e alarme.

Além disso, podem haver falhas operacionais por conta de danificações e desgastes. Isso pode ocorrer nos piores momentos e comprometer toda a segurança do sistema e também das pessoas no ambiente.

Por isso, as manutenções regulares, assim como as inspeções, devem ser feitas sem falta para garantia de segurança e eficiência.

Uso inadequado de componentes e acessórios

Outro erro bastante comum é o uso inadequado de componentes e acessórios que acaba comprometendo o desempenho da válvula de governo e alarme.

Por isso, é fundamental garantir que todos os componentes e acessórios tenham compatibilidade e possam atender às especificações técnicas exigidas.

O uso de peças que não são recomendadas pelo fabricante pode acabar gerando falhas precoces e ainda resultar na redução da eficácia de todo o sistema.

Falta de treinamento e conhecimento técnico

A falta de treinamento adequado e conhecimento técnico também é um erro bastante comum e que segue prejudicando muitos sistemas.

Os profissionais responsáveis pela instalação e manutenção devem receber este treinamento, assim como os demais que frequentam o ambiente e podem precisar de algumas informações úteis em casos de emergência.

As chances de erros são maiores quando há falta de conhecimento, por isso é importante haver treinamento constante.

Inadequação ao ambiente de aplicação

A escolha da válvula também faz toda diferença na funcionalidade. A válvula de governo e alarme precisa ser escolhida conforme as condições de operação, como a pressão, temperatura no ambiente e até mesmo se há a presença de substâncias corrosivas.

Escolhendo a válvula certa para condições específicas de operação

Ao escolher a válvula correta para condições específicas de operação, evita-se o desgaste prematura dessa válvula, assim como corrosão muito rapidamente e até mesmo falhas mecânicas.

Evita-se esses tipos de problema por meio de uma boa análise de quais são as condições de operação e o tipo de válvula que se adequa a essas condições.

Desatenção a sinais de desgaste e corrosão

A falta de cuidado, assim como a desatenção a sinais de desgaste e corrosão, podem acabar levando a falhas severas.

É fundamental realizar manutenções e inspeções regulares para que seja possível identificar e corrigir qualquer que seja o problema antes que acabe comprometendo todo o sistema e sua eficácia.

Entre os sinais mais comuns de desgaste e corrosão, temos os vazamentos que acabam dificultando as operações ou até mesmo gerando riscos à integridade dos funcionários.

Ao cuidar para que esses problemas não se espalhem ou passem despercebidos, é possível agir com rapidez e evitar danos maiores.

A Motta é especialista em válvulas de governo e alarme!

Quer a garantia de válvulas de governo e alarme de qualidade, listadas pela UL e aprovadas pela FM em o seu sistema de proteção contra incêndio? Conte com a Motta!

Somos uma empresa especializada em válvulas de governo e alarme, distribuindo marcas consolidadas, como a Tyco, com anos de experiência no mercado, e prontos para contribuir para escolhas mais seguras e confiáveis.

Aproveite essa oportunidade para conferir os produtos que a Motta oferece e peça o seu orçamento sem compromisso!

Compartilhe a postagem: