Motta - Sprinkler Certificado

Qual a importância de adquirir um sprinkler certificado? A certificação possui um alto grau de importância, tendo em vista que é a responsável por, de fato, certificar de que aquele é um produto seguro e eficaz para ser utilizado em um sistema de proteção contra incêndios de um prédio, galpão, etc.

O sprinkler que possui esse certificado foi testado de forma rigorosa para que fosse aprovado e pudesse atender a todos os padrões de qualidade, assim como os de segurança, que são definidos pelas organizações que são responsáveis por essa certificação.

Um exemplo simples, mas eficaz, é em um caso de incêndio. Imagine que, em um momento tão crucial como esse, o sprinkler simplesmente não é ativado automaticamente como deveria. Certamente, os danos poderiam ser drásticos em uma situação como essa, não é mesmo?

É por isso que os testes e o certificado de segurança são tão importantes nesses produtos, afinal, o intuito é levar maior segurança para todas as pessoas e ativos de uma empresa.

Além disso, a utilização de sprinklers que não foram certificados pode acabar em sérios problemas legais, sendo de total responsabilidade da empresa o que quer que isso cause.

Por isso, essa certificação tem grande importância e deve ser uma medida obrigatória em qualquer hipótese.

O que é um sprinkler e qual a sua função?

Falamos muito sobre o certificado do sprinkler, que é fundamental, mas é válido entender o seu conceito e sua função, afinal, isso torna ainda mais real a importância que a certificação possui.

O sprinkler trata-se de um dispositivo utilizado no combate a incêndios, sendo uma das diversas peças fundamentais neste cuidado. Você já deve ter visto alguns “chuveiros” instalados no teto de um prédio em algum momento. Esses são os sprinklers.

Eles são ativados automaticamente, sempre que houver sinal de fumaça ou aumento da temperatura de forma considerável.

A principal função do sprinkler é garantir que haja a proteção devida em casos de incêndios, diminuindo os danos até que os bombeiros cheguem ao local.

Ele está entre os itens mais importantes para a proteção contra incêndio, o que reforça ainda mais a importância de saber a procedência do produto.

Onde os sprinklers são utilizados?

Os sprinklers podem ser utilizados em diversos tipos de edifícios, sendo um item obrigatório em alguns casos (mas, recomendado para todos). Entre os principais, temos:

  • Edifícios comerciais;
  • Edifícios industriais;
  • Edifícios residenciais; e
  • Edifícios públicos.

Atenção! É preciso conferir, de acordo com o estado, quais são os edifícios que possuem obrigação de conter o sistema de incêndio, contando com os sprinklers. A falta deste produto em um edifício que é obrigatório pode resultar em multas ou demais danos para o proprietário.

Importância de adquirir sprinklers certificados

Como citado brevemente acima, os sprinklers certificados são aqueles que forem devidamente, e rigorosamente, testados para garantir a segurança de todos. Por isso, a falta dessa certificação é um risco.

O pior que pode acontecer é o sprinkler não funcionar na hora que mais é necessário e, a partir disso, gerar danos para as pessoas presentes no ambiente e também para os ativos da empresa.

Cuidado com sprinklers falsos!

Um erro muito comum que pode acontecer é a compra de sprinklers falsos, sem que tenha percepção do ocorrido. Por isso, é sempre muito importante procurar informações sobre a marca do produto, sobre a empresa que está comercializando e sobre o tipo de certificação que ele possui.

Ter este cuidado no momento da compra poderá lhe prevenir contra problemas no futuro. Portanto, tenha cuidado com sprinklers falsos!

Sprinkler certificado é na Motta Soluções Tubulares!

A Motta Soluções Tubulares possui sprinkler certificado para garantir a segurança de seus ativos e de todos os colaboradores e demais pessoas que utilizam o edifício.

Além disso, você contará com um atendimento especializado e produtos de alta qualidade para completar os itens necessários para a prevenção contra incêndios. 

Aproveite essa oportunidade para entrar em contato conosco e fazer o seu orçamento gratuito!

Compartilhe a postagem: