Você sabe o que é o flange sobreposto e quais os usos que ele possui? Estamos falando de componentes que são fundamentais para diversas aplicações na indústria, principalmente pela eficácia e versatilidade que fazem dele uma escolha bastante significativa.

A seguir, vamos conferir mais informações sobre flange sobreposto e as maneiras de utilizá-lo no meio industrial.

Definição de flange sobreposto

Flange sobreposto se trata de um dispositivo mecânico muito utilizado para realizar a conexão entre dois tubos ou também de equipamentos que precisam estar conectados, como válvulas e bombas. A partir dessa conexão realizada pelo flange sobreposto, é possível permitir a passagem de fluidos, gases ou até mesmo produtos sólidos.

Para isso, esses componentes irão conter dois anéis, chamados de flanges, que serão conectados através de parafusos e juntas de vedação.

Como são projetados para realizar uma união perfeita entre si, os flanges irão contribuir para a criação de uma vedação hermética quando estiverem bem apertados e devidamente encaixados.

Setores industriais que utilizam flanges sobrepostos

O flange sobreposto está presente em diversos setores industriais, como citamos brevemente no início do conteúdo. Entre esses setores, podemos destacar os seguintes:

Petróleo e gás

A indústria de petróleo e gás, como refinarias, gasodutos, e outros, utilizam muito os flanges sobrepostos para realizar a conexão entre diferentes áreas dentro de uma tubulação. 

Dessa forma, é possível realizar uma transferência segura de gases e outros produtos comuns fluidos nesses relevante setor industrial.

Indústria química

Na indústria química, os flanges sobrepostos também são muito utilizados e são essenciais para realizar o transporte correto de produtos químicos que podem apresentar riscos à saúde e até mesmo ao ambiente.

Indústria de alimentos e bebidas

Já na indústria de alimentos e bebidas, os flanges sobrepostos serão úteis para transferir líquidos e outros produtos sem comprometer a qualidade e integridade deste produto.

Construção naval

Na construção naval, os flanges sobrepostos serão utilizados em estaleiros e embarcações, conectando as tubulações, assim como outras estruturas presentes neste setor.

Energia

Por fim, na indústria voltada para produção de energia, como em uma usina, os flanges sobrepostos serão importantes para garantir maior segurança em sistemas de refrigeração, vapor etc.

Vantagens do uso de flanges sobrepostos

O uso de flanges sobrepostos pode oferecer diversas vantagens para a indústria, como pela sua versatilidade que permite ser útil para diversas aplicações.

Além dessa versatilidade, também temos a praticidade na montagem dessas peças que é considerada super simples, manutenção eficiente e descomplicada quando feita nos períodos certos, e ainda conta com uma alta resistência à temperatura e pressão – feitos especialmente para enfrentar os ambientes mais desafiadores.

Considerações de segurança ao utilizar flanges sobrepostos

Priorizar a segurança no meio industrial é sempre uma atitude encorajada e positiva, e isso incluiu o momento de utilizar flanges sobrepostos. Para isso, considere:

Escolha de materiais que sejam apropriados

A escolha dos materiais é crucial para um bom uso dos flanges sobrepostos, e é a partir das características dos materiais selecionados que você saberá as vantagens que irá oferecer – como maior resistência a temperaturas e corrosão, se são compatíveis com os fluidos que serão transportados, etc.

Parafusos devidamente apertados

Os parafusos precisam estar com o torque correto para garantir total segurança nas tubulações, afinal, o transporte de fluidos pode apresentar riscos à saúde e aos demais materiais dependendo do produto presente no tubo.

Inspeções feitas regularmente

Realizar inspeções é uma maneira de prevenir e evitar acidentes, ou seja, devem ocorrer em datas pré-determinadas, sem falta.

Manutenção e inspeção de flanges sobrepostos

Também é importante realizar o processo de manutenção e inspeção de flanges sobrepostos, afinal, é importante se certificar de que estejam em pleno funcionamento e que não irão apresentar riscos à tubulação.

Para isso, é essencial realizar uma limpeza regular nas peças, removendo sujeira, produtos químicos corrosivos, detritos e outros resquícios que podem se acumular.

Além disso, é necessário realizar a substituição das juntas de vedação regularmente, assim como realizar o devido aperto dos parafusos, realizar o END (Inspeção Não Destrutiva) e registrar as manutenções para melhor controle.

Considerações finais sobre o uso de flanges sobrepostos 

Para finalizar o assunto, já tendo conhecimento da importância e das diversas aplicações onde os flanges sobrepostos podem estar presentes, é importante frisar o quão fundamental é prezar pela integridade dos sistemas de tubulação nas indústrias.

Se tratando de uma área onde produtos químicos, corrosivos, em altas temperaturas etc, passam frequentemente, a segurança deve ser crucial e, para isso, é importante contar com produtos de qualidade – como flanges sobrepostos de materiais resistentes.

Com isso, antes de realizar a instalação desses flanges, é importante se certificar de que a equipe esteja capacitada, que os materiais sejam de boa qualidade e resistência e que haja o devido cuidado com manutenções e limpeza periódicas.

O uso de flanges sobrepostos pode oferecer muitos benefícios para a área industrial, como vimos, mas apenas seguindo as orientações propostas.

Compartilhe a postagem: