Flanges | Motta
Título do artigo em branco com foto em fundo azul representando tubos industriais com costura ou sem costura, sprinklers, válvulas, e flanges.

Flanges

Flanges são desenvolvidos para unir dois componentes de um sistema de tubulação, permitindo serem desmontados sem operações destrutivas. Os flanges são montados em pares e geralmente conectados por parafusos e porcas, mantendo suas superfícies de contato sob força de compressão para perfeita vedação.

Principalmente em tubulações, os flanges possuem características geométricas e de resistência padronizadas por Normas. Isto os torna compatíveis e intercambiáveis, permitindo conexões em tubos, válvulas, bombas e outros equipamentos, mesmo sendo produzidos por diferentes fabricantes.

Os principais processos industrias de fabricação dos flanges estão ligados a forja e a usinagem das peças. Suas aplicações são inúmeras, dentre elas estão os mercados de: gás natural, químico, petróleo, construção civil, transporte, papel e celulose, metalurgia, energia, entre outros.

Para cada especificação existe um tipo determinado de flange que será utilizado na união das tubulações, visando conexão, estanqueidade do fluxo e suportação das pressões de trabalho. Dentre as variedades em modelos de flanges estão:

Flange com Pescoço (Welding Neck / WN)

O flange com pescoço é um tipo de flange de aço projetado para transferir tensões do tubo e reduzir altas concentrações de pressão na base do flange. Em comparação com outros tipos, os flanges com pescoço são conhecidos por seu cubo cônico e transição suave da espessura do flange para a espessura do tubo. Eles são resistentes à deformação e são normalmente usados para sistemas de tubulação de alta pressão e condições de alta ou baixa temperatura.

Flange Sobreposto (Slip On / SO)

O flange sobreposto é um tipo de flange de aço que desliza sobre a extremidade da tubulação de aço e depois é soldado no lugar. Como o tubo desliza no flange antes da soldagem, ele possibilita um perfil baixo de instalação. O interior e o exterior do flange são soldados, resultando em força suficiente para garantir o não vazamento. Os flanges sobrepostos podem ser facilmente instalados e soldados em diferentes tipos de tubos e é perfeito para aplicações de baixa pressão.

Flange Roscado (Threaded)

O flange roscado é usado para circunstâncias especiais e sua principal vantagem está na possibilidade de serem instalados no tubo sem solda. As vezes, uma solda na vedação também é usada em conjunto com a conexão rosqueada. Este tipo especial de flange geralmente é usado para sistemas de tubulação de alta pressão, mas em tubulações de diâmetro menor, uma vez que quanto maior for o diâmetro do flange, mais difícil será a usinagem de sua rosca.

Flange Cego (Blind / BL)

O flange cego é um dos flanges mais aplicados em tubulações. Não tem furo no centro e é usado principalmente para fechar as extremidades dos sistemas de tubulação. Este flange permite fácil acesso a uma linha, depois de sua vedação. Os flanges cegos estão disponíveis em diversos diâmetros e materiais o que aumenta suas possibilidades de instalação.

Flange Plano (Flat / Liso)

O flange plano compreende em um disco circular plano e soldado na extremidade do tubo de aço, permitindo que ele seja aparafusado a outro tubo. Normalmente é utilizado em tubulações com dois flanges (um em cada extremidade do tubo), sendo aparafusados com uma junta entre eles. O flange plano tem orifícios para parafusos em todo o perímetro para perfeita conexão.

Flange Solto (Lap Joint)

O flange solto é semelhante ao flange sobreposto, no entanto, as soldas de encaixe têm um recesso interno no diâmetro para permitir um fluxo mais suave do fluido do processo. O ponto positivo nisso é que cria uma solda sem interferências. O aspecto negativo deste tipo de flange é que ele pode ser mais caro do que flange sobreposto devido à usinagem mais complexa. Esses flanges soltos foram desenvolvidos inicialmente para uso em diâmetros menores de tubos e com classes de pressão mais altas.

Flange de Orifício (Welding Neck / Slip On)

O flange de orifício tem a finalidade de medir a vazão de líquidos ou gases na tubulação. Os flanges de orifício geralmente vêm com faces com ressalto ou RTJ (Ring Type Joint). Ele pode ser também flange com pescoço e sobreposto. Ele possui furos roscados radiais para conexões de medidores. Os parafusos adicionais atuam como um “macaco”, permitindo a separação dos dois flanges para troca da placa ou para outros serviços de inspeção.

Flange de Pescoço Longo (Long Welding Neck)

O flange de pescoço longo é usado para aplicações de alta pressão. Neste caso, a solda está longe do anel para evitar que tensões de flexão e tensões de solda sejam combinadas.

Anel Espaçador / Figura 8

O anel espaçador / figura 8 é uma peça de metal cortado para caber entre dois flanges e, geralmente, ensanduichado entre duas gaxetas. Uma extremidade da peça terá uma abertura para permitir o fluxo através do tubo durante a operação e a outra extremidade é sólida para bloquear o fluxo durante a manutenção. Normalmente são instalados como um dispositivo permanente para separar os sistemas de tubulação do processo.

Flange Especial

O flange especial é normalmente fabricado com indicações particulares do cliente, que apresenta as especificações técnicas para produção sob medida.

A Motta Soluções Tubulares possui uma ampla variedade de flanges para suprir diferentes tipos de empreendimentos e aplicações, sempre com agilidade, qualidade e valor justo. São flanges com diâmetros que variam de ½” até 72” e classes de pressão de 150# até 2.500#. Conforme especificação do projeto, eles podem ser em aço carbono ASTM A-105 / ASTM A-350 Gr Lf2), aço inox (ASTM A-182 Gr F304L / F316L) ou mesmo ligas especiais.