Tubos pintados: conheça o sistema de cores | Motta
Título do artigo em branco com foto em fundo azul representando tubos industriais com costura ou sem costura, sprinklers, válvulas, e flanges.

Tubos pintados: conheça o sistema de cores

Você já deve ter visto diversos tipos de tubos pintados, não é mesmo? Mas, você sabia que há um porquê para as cores utilizadas em cada um deles? E mais, você sabe o significado de cada cor? 

Se você ficou curioso para entender sobre essas cores, ou até mesmo já conhece o sistema mas ficou com aquela dúvida na hora de realizar uma compra, temos as respostas que você procura, aqui mesmo.

Para começar, vamos entender o motivo da padronização das cores dos tubos pintados. Afinal, existe uma boa explicação para isso ocorrer.

Está preparado para conferir todos os detalhes? Então continue lendo o conteúdo até o fim para não perder nenhuma informação importante!

Por que padronizar as cores dos tubos?

Bom, a resposta para a pergunta acima é mais complexa do que aparenta. Mas, para começar, podemos dizer que as cores são definidas para cada tubo como uma forma de garantir a segurança de todos à sua volta.

Por exemplo, digamos que um tubo esteja transportando um material corrosivo, que seja nocivo para a nossa saúde. O mais provável é que as pessoas se mantenham longe dele, certo? 

Mas, como elas irão saber que ali há um fluido que pode gerar riscos para a própria vida? É aí que entra a escala de cores nas tubulações!

NBR 6493

Você já ouviu falar na NBR 6493? Essa é a norma criada para as cores de tubulações industriais. Ela é a grande responsável por garantir que as cores sejam rigorosamente seguidas, garantindo a segurança de todos.

Assim como as demais normas voltadas para as áreas que exigem tubulações com diversos tipos de fluidos, e até transporte de eletricidade, ela existe para garantir que seja feita da maneira correta.

O descumprimento dessa norma pode gerar sérios problemas para a indústria responsável. Afinal, se torna um risco para a segurança de todos.

Significado de cada cor

Agora que você já conheceu mais detalhes sobre os tubos pintados, assim como a norma que irá garantir que as cores padrões sejam seguidas corretamente, que tal conhecermos o significado de cada cor nas tubulações industriais? Vamos lá!

Verde

Para começar, temos o verde. Ele irá identificar que naquele tubo está sendo transportada a água. Mas, atenção! O verde não se refere à água de combate a incêndios, ok?

Vermelho

Em seguida, temos o vermelho. Os tubos pintados de vermelho estão sinalizando que ali há o transporte de vapor saturado. E, lembra que citamos acima que a água de combate a incêndios não estava incluída na categoria verde? Pois bem, ela faz parte dos tubos vermelhos.

Azul

Os tubos pintados de azul estão sinalizando que ali há o fluxo de fluidos que estão sob muita pressão como, por exemplo, o ar comprimido. Estes tubos devem ser evitados. Apenas pessoas autorizadas devem efetuar qualquer tipo de manutenção e trabalhar nesta área.

Cinza-escuro

O cinza-escuro está representando os tubos industriais conhecidos como eletrodutos. Eles costumam ser utilizados na parte elétrica, responsável por garantir a condução dos fios com segurança e sem expor ninguém aos perigos elétricos.

Cinza-claro

O cinza-claro irá representar os tubos industriais que transportam, geralmente, fluidos em altas temperaturas. São comuns nas tubulações de vácuo.

Amarelo

Os tubos pintados de amarelo são aqueles que transportam os gases não liquefeitos. Um exemplo muito comum e presente no nosso dia a dia é o gás de cozinha. Se você reparar bem, verá que o tubo que garante a condução do gás é amarelo – ou, ao menos, possui linhas amarelas por toda sua espessura.

Marrom

Os tubos pintados de marrom são aqueles que identificam que ali há a condução de óleos, o minério bruto e o petróleo bruto.

Branco

Os tubos industriais pintados de branco representam o transporte de vapores. O vapor é muito comum em diversas tubulações, sendo muito importante realizar a identificação. Afinal, o vapor pode ser algo altamente perigoso quando está em altas temperaturas.

Por isso, sempre que estiver próximo de um tubo branco você saberá que: primeiro, ele transporta algum vapor e, segundo, você deve se manter à distância.

Laranja

O laranja é a cor que irá representar os tubos industriais que transportam os ácidos, um dos que mais devemos nos atentar em meio à uma tubulação.

Preto

E, para fechar a nossa lista de tubos pintados para garantir a segurança de todos, assim como auxiliar na identificação, temos os tubos industriais na cor preta.

Estes tubos pretos irão transportar elementos inflamáveis e óleos de alta viscosidade. Alguns exemplos de fluidos que passam por eles são o asfalto, o piche e até mesmo o óleo combustível que utilizamos.