Válvula de Governo e Alarme: o que é? | Motta
Título do artigo em branco com foto em fundo azul representando tubos industriais com costura ou sem costura, sprinklers, válvulas, e flanges.

Válvula de Governo e Alarme: o que é?

Você sabe quais são os itens indispensáveis para o combate a incêndio? Sabia que a válvula de governo e alarme é um desses itens e que atua juntamente com sprinklers (chuveiros automáticos) nesta proteção?

A válvula de governo e alarme (VGA) não é muito conhecida pelos leigos em combate a incêndio, mas ela é indispensável e tem um papel muito importante na segurança de todos.

Sozinha, ela pode não ser de grande ajuda, mas, com o sprinkler, pode ser a salvação para um incêndio que pode vir a acontecer em locais específicos que estejam sob sua proteção.

Para entender melhor o que é essa VGA, para que serve exatamente e como funciona, continue lendo este conteúdo!

O que é uma Válvula de Governo e Alarme?

A válvula de governo e alarme é um dispositivo que está presente para atuar em situações de combate a incêndio. Instala-se essa válvula na tubulação principal ligada aos sprinklers. Ou seja, é ela que terá o controle do fluxo de água para liberar em caso de sinistros.

É graças a essa válvula que os chuveiros automáticos são acionados, o que ocorre no momento em que a VGA é avisada que há algo de errado acontecendo.

Para que serve uma Válvula de Governo e Alarme?

A válvula é o próprio alarme, sendo responsável por garantir que o sistema de sprinkler seja liberado em um possível incêndio. Sem ela, a água não chegaria aos chuveiros automáticos.

Ela veda a passagem de água pelas tubulações, mantendo-a sob pressão. Quando necessário, é a responsável por liberar a passagem de água pelas tubulações até chegar no local de descarga para impedir a propagação das chamas e apagá-las. 

Por isso, ela é chamada de válvula de governo e alarme, sendo a responsável por controlar a passagem da água e acionar o alarme que fará isso.

Entenda melhor, a seguir.

Como funciona a válvula de governo e alarme?

Seu funcionamento é muito interessante e, como dissemos acima, só funciona por estar em conjunto com os sprinklers. Assim que os sprinklers se acionam devido ao aumento de temperatura, a VGA libera a pressão da água e garante que ela chegue a todos os chuveiros automáticos para suprimir a causa deste aumento de temperatura, normalmente associado ao fogo.

No momento em que a válvula de governo e alarme controla a pressão da água e atende ao chamado dos chuveiros automáticos, eles já estão abertos e acionados para liberar a água no local.

Quais peças compõem uma VGA?

A válvula de governo e alarme é composta por várias peças que, juntas, fazem o trabalho de manter a pressão e liberar a água no momento certo.

Dentre elas, temos a válvula retenção, manômetro, dreno, o registro de dreno, câmara de retardo, alarme hidráulico (também chamado de gongo) e o pressostato.

Todas essas peças são conectadas com o intuito de fazer com que a VGA funcione perfeitamente no momento em que for acionada pelo sistema de sprinklers.

Conheça a Motta Soluções Tubulares!

Tão importante quanto ter esse sistema de sprinklers instalado, assim como a tubulação com a válvula de governo e alarme, é escolher os produtos certos para compor essa tubulação.

Existem muitas opções disponíveis no mercado, mas é preciso saber escolher muito bem qual deve ser utilizada em uma indústria, edifício corporativo, galpão logístico etc.

A Motta Soluções Tubulares possui produtos listados pela UL e aprovados pela FM para entregar qualidade e credibilidade e segurança.

Venha conhecer a Motta e faça o seu orçamento!