Trabalhador aplicando pintura eletrostática em um tubo de aço

Você já ouviu falar em pintura eletrostática em tubos de aço? Esse é um método muito utilizado nas superfícies os tubos de aço, principalmente pelas vantagens que ele oferece.

A seguir, vamos conhecer mais sobre a pintura eletrostática, como funciona e os principais benefícios que pode oferecer aos tubos de aço e à operação do sistema de tubulação. Confira!

O que é a pintura eletrostática?

Pintura eletrostática utiliza a eletricidade como recurso para realizar a aplicação de uma camada uniforme de tinta sobre superfícies metálicas.

Com isso, durante o processo, toda a peça que estiver recebendo a tinta por meio de uma pintura eletrostática será carregada eletricamente, enquanto a tinta cobre sua superfície. 

Como funciona a pintura eletrostática

A pintura eletrostática irá utilizar a eletricidade para conseguir atrair partículas de tinta até a superfície do item que será pintado. O processo completo pode ser dividido em 4 etapas principais, que são:

1- Preparação da superfície

Primeiro, será feita a preparação da superfície para começar a aplicação da tinta através da pintura eletrostática. É o momento de limpar essa superfície, remover possíveis revestimentos que foram aplicados anteriormente, fazer a limpeza e remover a graxa, caso tenha. No melhor dos casos, e utilizado jateamento abrasivo para realizar esse preparo de forma eficiente, deixando a superfície pronta para que a pintura tenha aderência ao tubo.

2- Aplicação da tinta

Em seguida, será feita a aplicação da tinta através da pintura eletrostática. Ela é feita utilizando um equipamento próprio para a pulverização eletrostática, que permitirá maior praticidade na aplicação da tinta em pó sobre a superfície da tubulação.

O funcionamento deste equipamento acontece através do carregamento das partículas de pó junto à carga elétrica negativa, que será atraída até à superfície da peça. Assim, todo o material será espalhado uniformemente na superfície, possibilitando um excelente resultado final.

3- Cura

Cura é a parte onde o item que foi pintado será aquecido no forno para que a pintura seque integralmente e não resulte em lascas, falhas, rebarbas ou pontos incorretos e vulneráveis. Isso irá permitir que a tinta que foi aplicada na superfície se fixe bem e esteja devidamente solidificada e fundida no objeto, o que permitirá a pintura durar por muito tempo, mantendo sua uniformidade e refletindo em ótimo custo/benefício ao longo dos anos.

Existe um tempo certo para realizar a cura, que varia de acordo com o tipo de tubo, conforme comprimento, espessura, matéria-prima e camada de pintura aplicada.

4- Resfriamento

Por fim, acontece o processo de resfriamento após a cura, onde o tubo de aço será deixado em temperatura correta para que possa ser feito o manuseio seguro.

Vantagens da pintura eletrostática em tubos de aço

Existem várias vantagens em utilizar a pintura eletrostática em tubos de aço, principalmente se comparado a outros tipos de pinturas disponíveis. Entre as principais vantagens, temos:

Durabilidade

Primeiro, temos a durabilidade como uma das grandes vantagens, tendo em vista que os tubos de aço que receberem a pintura eletrostática estarão mais resistentes à corrosão e outras condições do ambiente. Ele irá ajudar a proteger contra intempéries naturais, porém ele não pode ser considerado um revestimento anticorrosivo quando instalado em ambientes agressivos.

Aplicação uniforme

Também será possível obter um resultado final muito melhor, com uniformidade na superfície que foi pintada. O acabamento será excelente com a pintura eletrostática utilizando as tintas em pó. É uma vantagem tanto estética quanto de qualidade para os tubos de aço.

Eficiência energética e economia de materiais

Também irá oferecer eficiência energética ao tubo de aço, afinal, ele precisa de menos energia do que outros métodos utilizados para realizar o revestimento das tubulações.

Além disso, também gera economia de materiais já que é possível ter maior controle da aplicação e poderá evitar desperdício durante o processo de revestimento.

Sustentabilidade

É uma opção mais sustentável por ser uma pintura que não conta com solventes tóxicos em sua composição e é aplicada em local controlado e que segue rígidos padrões que não interferem no meio ambiente.

Adquira os tubos pintados, ranhurados e prontos para instalar da Motta!

Garanta as vantagens técnicas, econômicas e operacionais que foram citadas. A Motta fornece os tubos pintados e ranhurados! Essa é uma forma de levar mais praticidade para as obras, recebendo o tubo pronto para a instalação.

A Motta Soluções Tubulares utiliza o método de pintura eletrostática em seus tubos pela performance, agilidade e garantia que representa. Conte conosco para encontrar o que precisa.

Compartilhe a postagem: