Quais tipos de ranhuras podem ser feitas nos tubos de aço?

Os tubos de aço são peças imprescindíveis para condução de fluidos em várias aplicações, o que torna necessário uma diversificação desses equipamentos para que sejam capazes de se adaptar a cada situação.

A ranhura é um preparo realizado na extremidade dos tubos de aço para que ocorra a união da tubulação através de acoplamentos mecânicos grooved. Podem ser ranhura por laminação (roll grooved) ou por corte (cut grooved).

Cada um desses tipos será apropriado para uma aplicação específica, oferecendo maior segurança e eficiência em sua utilização para determinado tipo de tubo (aço carbono ou aço inox).

Na ranhura por laminação, é feito um rebaixamento na extremidade do tubo, não há perda de material e esse processo pode ser realizado em tubos com espessuras reduzidas. Já na ranhura por corte, é feito um processo de usinagem na extremidade para que ela seja produzida (nesse caso, é preciso utilizar tubos com espessuras a partir do SCH-STD ou SCH-40).

Por que fazer ranhuras no tubo?

As ranhuras têm o intuito agregar vantagens na união de tubulações, eliminando a necessidade de solda ou rosca. Entre os principais benefícios das ranhuras em tubos, temos:

Ranhuras oferecem uma agilidade e simplicidade na conexão de tubulações

Quando são feitas ranhuras nos tubos, a união entre as peças se dará pelos acoplamentos e conexões grooved, gerando simplicidade, limpeza, segurança, rapidez e estanqueidade na montagem e manutenção do sistema.

Ajudam a reduzir os riscos de falhas e retrabalho

Quando um tubo ranhurado é utilizado, ele minimiza os riscos de acidente de trabalho, uma vez que sua instalação não gera chamas, não necessita de equipamentos perigosos e muito menos mão de obra especializada. Além disso, a peça é sua própria garantia, ou seja, não depende tanto do fator humano e os rígidos padrões de fabricação e as Normas existentes padronizam e evitam problemas de instalação e retrabalho em campo.

Instalação rápida, fácil e descomplicada

Ao realizar as ranhuras nos tubos, a união pode ocorrer de forma simples, utilizando apenas uma chave catraca ou parafusadeira elétrica, respeitando apenas os limites de torque recomendados pelos fabricantes.

Economicamente viáveis

Por fim, saiba que essa é uma opção economicamente viável, afinal, os tubos ranhurados podem ser mais baratos, se considerado o custo total instalado. 

Ou seja, além de ser uma opção segura, simples de instalar e que possibilita um encaixe perfeito, também reflete em economia, algo que se amplia exponencialmente se considerar um grande volume de tubulação.

Ranhuras por laminação em tubulações de combate a incêndio

A ranhura por laminação é o tipo de ranhura utilizada em tubulações para combate a incêndio, especialmente por permitir espessuras de parede reduzidas (SCH-10) sem prejudicar normas e critérios para pressão de trabalho. Ou seja, além das facilidades de instalação e manuseio, ela gera benefícios mecânicos e econômicos com a redução do peso dos tubos. 

Tubo ranhurado é na Motta Soluções Tubulares!

Se você está em busca de tubo ranhurado para aperfeiçoar a segurança e a eficiência em suas tubulações, pode contar com os produtos da Motta Soluções Tubulares!

Encontre uma ampla variedade de equipamentos, receba um atendimento especializado e conte com uma proposta de valor justa. Aproveite essa oportunidade para conhecer a Motta.

Compartilhe a postagem: