Motta - Tubos para Combate a Incêndio

Tubos de Aço para Combate a Incêndio

Os tubos de aço têm sido efetivamente usados em sistemas de combate a incêndios desde sua introdução no século XIX. No entanto, a evolução nas especificações de tubos, materiais e tecnologia de produção prejudica a correlação direta desse histórico de serviço bem-sucedido com o que se espera de produtos mais novos.

Além disso, existem algumas evidências de que alguns produtos atualmente instalados em campo não atendem a todos os critérios e Normas comumente aceitos para tubos de aço. Isso pode resultar do fato de que algumas Normas não contêm mecanismos de inspeção, exceto aqueles acordados entre fabricante e comprador.

Para mais, existem projetos de tubulação que não correspondem aos Schedules tradicionalmente usados na proteção contra incêndio. Por estas razões, entidades normativas e certificadoras estabelecem padrões para fabricação e utilização de tubos de aço.

Quais são as normas para tubos para combate a incêndio?

Os tubos de aço devem ser examinados modelo a modelo, tipo a tipo, fabricante a fabricante e planta a planta. Isso se baseia no fato de que projetos idênticos, fabricados com materiais idênticos por fabricantes diferentes, ou até mesmo fábricas diferentes do mesmo fabricante, podem ser vistos com desempenho diferente em testes e atuando em campo.

As Normas estabelecem requisitos de teste e certificação para tubos de aço no uso em sistemas de combate de incêndios para tubulações úmidas ou secas. Estes critérios podem incluir, mas não estão limitados a características de desempenho, de marcação, análise de instalações de fabricação, auditoria de procedimentos de garantia de qualidade e programas de vigilância.

As Normas e agências certificadoras definem os valores mínimos de espessura do tubo que devem ser mantidos após a realização da rosca, ranhura por corte ou ranhura por laminação no tubo de aço para sistemas de sprinklers. É imprescindível que após realizar este serviço de beneficiamento, uma rigorosa inspeção com base nos valores referenciados nas Normas seja realizada para conferir sua precisão.

É válido que o fabricante forneça informações preliminares para correta especificação e respaldo técnico que garanta sua qualidade, como por exemplo:

  • Lista ou tabela completa de todos os modelos, tipos, diâmetros, espessuras e aplicações recomendadas para a tubulação que será adquirida.

A importância dos testes em tubos para combate a incêndio

Fabricantes que prezam pela qualidade, responsabilidade e performance de seus equipamentos, realizam testes de pressão hidrostática em 100% dos tubos produzidos. As peças de tubo que falham no teste são adequadamente descartadas como sucata.

Normas nacionais ou internacionais usadas na fabricação de tubos de aço para sistemas de sprinklers permitem um método alternativo de teste, como inspeção por corrente circular na área de solda, em vez de teste do teste hidrostático.

O fabricante normalmente possui procedimentos controlados e registros de produção, testes e calibração dos equipamentos usados. Em alguns casos, testes adicionais são realizados pelas indústrias com o intuito de reforçar sua qualidade e garantia.

No Brasil, as Normas mais comuns utilizadas como referência e especificação de tubos de aço para aplicações em sistemas de sprinkler para combate a incêndio são: NBR 5590 e NBR 5580 (antiga DIN 2440). Elas são amplamente reconhecidas pelos projetistas, instaladores, compradores e distribuidores, sendo fabricada por importantes companhias no país e no exterior.

Especificamente em sistemas de combate a incêndio, os acoplamentos grooved e conexões com extremidades ranhuradas (grooved) devem estar em conformidade com os requisitos dimensionais da ANSI/AWWA C606 – Standard for Grooved and Shouldered Joints.

Além disso, é imprescindível que estas peças sejam listadas pela UL e aprovadas pela FM, assim como toda linha complementar de sprinklers e válvulas. Somente assim, o empreendedor terá a certeza de que o ambiente estará seguro e protegido contra danos físicos e financeiros.

Conheça a Motta Soluções Tubulares!

A Motta Soluções Tubulares atua na distribuição de tubos de aço há mais de três décadas e possui em seu portfólio tubos NBR 5590, tubos NBR 5580, acoplamentos e conexões grooved, sprinklers Tyco e válvulas Tyco, além de uma ampla variedade flanges e outros modelos de tubos, conexões e válvulas para aplicações diversas. Inclusive, pode entregar os tubos já pintados, ranhurados e com a furação correta.

Fontes:

Examination Standard for Steel Pipe for Automatic Fire Sprinkler Systems – FM 1630

Norma NBR 5590 Norma NBR 5580

Compartilhe a postagem: